Venda de pinhão antes do prazo gera multa e prejudica ecossistema

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Comercialização da semente será liberada em Santa Catarina a partir de sábado

A retirada, venda ou o transporte do pinhão ainda estão proibidos em Santa Catarina. De acordo com a legislação vigente desde 2011, quem comercializar ou colher a semente antes do dia 1º de abril, data de liberação, está sujeito à multa de R$ 500, independentemente da quantidade.

“É muito importante as pessoas observarem a data de início da colheita do pinhão, porque se retirarem antes, não vai estar maduro, não será de boa qualidade e vai interferir em todo o ecossistema, como a produção da araucária, em extinção no Brasil”, alerta a diretora da Secretaria de Agricultura de Passos Maia, Cleusa Gabiatti.

O município tem diversas propriedades que produzem a semente proveniente da araucária. Parte do território de Passos Maia está inclusive dentro do Parque Nacional das Araucárias, área de preservação ambiental permanente.

“As futuras gerações também vão querer experimentar o pinhão. E se eu estou comendo pinhão hoje, saboroso e nutritivo, é porque alguém preservou. Respeitando a retirada, vou permitir que os próprios pássaros, se alimentando do pinhão, façam o plantio natural de novas araucárias”, explica Cleusa.

Verde ou maduro?

As características que possibilitam perceber o estágio precoce ou maduro do pinhão são indicadas pela diretora da Secretaria de Agricultura. Segundo ela, um dos sinais é a coloração, que mostra claramente se o pinhão está pronto ou não para o consumo. “Quando o pinhão é bem clarinho e a massa dentro é bem leitosa, é porque ainda não está pronto. O pinhão tem que ter a casca bem vermelha e a massa interna bem firme”, orienta.

Consumo e benefícios

Bastante calórico e rico em carboidratos, o pinhão deve ser consumido de forma equilibrada. A recomendação é ingerir 100 gramas por dia, cerca de dez unidades, o equivalente a 174 kcal. Entre os diversos benefícios à saúde, a semente favorece o fortalecimento dos ossos, já que é rica em minerais, como cálcio e fósforo. O pinhão também tem propriedades antioxidantes, que ajudam a inibir o envelhecimento.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia