O Governo Municipal de São Domingos promoveu nesta quinta-feira (23) uma palestra sobre a reforma da previdência ministrada pelo deputado federal, Pedro Uczai. O evento foi realizado no Centro de Eventos e Cultura Vereador Valcino Lodi e contou com a presença de autoridades, agricultores, professores e trabalhadores de São Domingos e da região.
Durante a palestra, o Uczai abordou e discutiu com o público as principais mudanças que irão ocorrer caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287 seja aprovada. De acordo com o projeto, a PEC 287 prevê regras iguais para homens e mulheres, tanto para o serviço público quanto para o privado, idade mínima de 65 anos para aposentadoria e 49 anos de contribuição ininterrupta para obtenção da aposentadoria integral.
Para o deputado federal, Pedro Uczai, a proposta fere os direitos dos trabalhadores, conquistados com muita luta ao longo dos anos. “A proposta desconsidera a expectativa de vida do povo mais pobre que dificilmente obterá a aposentadoria, além de negligenciar a necessidade de um tratamento diferenciado às mulheres, ainda submetidas a uma dupla jornada de trabalho, e penalizar os agricultores, extinguindo a aposentadoria especial desta classe, sendo um retrocesso às conquistas da Constituição de 1988. Também será extinguida a aposentadoria especial para os professores, desconsiderando a sua jornada doméstica de preparação de aulas e correção de provas, além de inúmeros cortes nos direitos já conquistados pelos trabalhadores”, explica.
A prefeita municipal de São Domingos, Eliéze Comachio, destacou a importância de se discutir esta temática e defender os direitos dos trabalhadores. “Nós, do Governo Municipal, nos colocamos contra a reforma da previdência e estamos junto com o povo para que nenhum direito nos seja retirado. Caso seja aprovada, a PEC 287, ou seja, a reforma da previdência irá prejudicar especialmente os trabalhadores mais pobres, justamente aqueles que mais precisam deste dinheiro. Isto irá afetar inclusive a expectativa de vida dos brasileiros, já que muitos terão que trabalhar até os 70 anos” afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos