You are currently viewing Diagnóstico para produção de peixes será feito em propriedades de Passos Maia

Diagnóstico para produção de peixes será feito em propriedades de Passos Maia

Agricultores participaram de palestra sobre o desenvolvimento da aquicultura no interior do município

Santa Catarina é o quarto maior produtor de pescados de água doce do Brasil, com o Oeste responsável por um terço dessa produção. Produtores de Passos Maia também podem entrar no ramo a partir de uma iniciativa adotada pela administração municipal, que recentemente começou uma mobilização para desenvolver a aquicultura em propriedades rurais do município.

Nesta quinta-feira, dia 23, dezenas de agricultores participaram de uma palestra sobre o tema. O assunto foi tratado por Manoel dos Santos Pires Braz Filho, zootecnista e especialista em administração rural e qualidade total. Com cerca de 35 anos de experiência na área de aquicultura, ele falou por aproximadamente duas horas com os participantes.

Manoel é conhecido pelo desenvolvimento e aplicação de técnicas com sistemas de aeração, reuso de água e alimentação alternativa para o pescado, todas voltadas à melhoria da produtividade e redução de custos. Na prática, nos próprios tanques onde ocorre a produção de peixes, os dejetos produzidos pelos animais servem como adubo para o cultivo de plantas em um sistema sobre a própria água do tanque.

Dez propriedades já foram selecionadas e passarão nos próximos dias por um estudo de viabilidade. “A ideia é saber qual o potencial de produção das propriedades escolhidas para as visitas. Lá eu vou fazer as análises de água para ver se está compatível para a produção, exame da área disponível e um diagnóstico de como otimizar a produção”, explica Manoel.

Ainda segundo ele, o consumo de peixe dobrou nos últimos dez anos no Brasil, prova de que o mercado é emergente. A realidade também é um dos motivos que levam o prefeito Leomar Listoni a apostar na proposta, considerada promissora para ampliar a renda das famílias do interior do município.

Apoio da administração

O trabalho de estudo de viabilidade de cada propriedade é oferecido gratuitamente aos produtores, por meio de uma parceria entre a administração municipal e o Sebrae. Com cerca de 500 propriedades rurais, a estimativa é que Passos Maia tenha mais de cem com potencial para o desenvolvimento da atividade.

Depois da análise das primeiras dez propriedades, outras deverão serão prospectadas, conforme o interesse de cada produtor. “Acreditamos ser um programa que pode dar certo para incrementar a renda das nossas propriedades rurais. Acredito muito no agricultor, na potencialidade do agricultor e do nosso município”, pontuou Listoni.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia