You are currently viewing Autoridades buscam solucionar problemas de energia elétrica em Abelardo Luz

Autoridades buscam solucionar problemas de energia elétrica em Abelardo Luz

Na última semana, estiveram reunidos em Chapecó na sede da CELESC, o Vice – Prefeito de Abelardo Luz, Cleomar Finger; o empresário Ivan Gilioli; presidente da CDL Cesar Almeida; Diretor do Sindicato dos Trabalhadores  Rurais, Valdecir Bertan e o  Presidente do Conselho da Associação dos Produtores de Energia Elétrica de Santa Catarina – APESC, Norimar Fracasso. Onde foram recebidos pelos responsáveis da Regional de Chapecó, Aderbal Pedroso, Paulo Giacomazzi e Darlei Benelli.

Conforme o empresário Gilioli, o objetivo do encontro foi “resolver o problema da energia elétrica em Abelardo Luz e demais municípios, dificuldade esta que já é crônica e se arrasta por vários anos. A solução está em construir uma subestação em Abelardo Luz”.

De acordo com Gilioli, a subestação será alimentada por várias PCH´s que serão construídas nos próximos anos no município, sendo que já esta sendo estudada a viabilização da construção das PCH´s:  PCH Prainha 13 MW, Mangueira de Pedra 12 MW, Aparecida 7,30 MW, Araça 3,10 MW, Criciuma 6,45 MW, Barreiros 22,10 MW e Santa Rosa 10 MW.

Energia esta que não seria enviada para o Paraná, que no momento é a única solução para estas PCH´s enviarem a sua produção, pela proximidade da subestação de Clevelandia-PR. Com a construção da subestação em Abelardo Luz, conforme o empresário, os problemas da demanda de energia elétrica seriam solucionados, uma vez que muitsa empresas já solicitaram, como Aurora Alimentos de Abelardo Luz e GTB Foods de Ipuaçu, que no momento não estão conseguindo expansão de produção e abate de aves por falta de energia.

Uma nova reunião deve acontecer ainda no mês de março, com as partes interessadas em resolver o problema de energia de Abelardo Luz, que também irá contemplar a região.

Thamara Verardo – Ascom Abelardo Luz