Prefeitura de Abelardo Luz busca andamento da obra de saneamento básico

Com quase três anos de obras paralisadas da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE e da Rede de Coleta de Esgoto Sanitário, a administração municipal, tendo em vista a importância da obra para o município e para a qualidade de vida da população abelardense, busca o desenrolar e conclusão da mesma. Deste modo o prefeito municipal Nerci Santin, esteve em Florianópolis no dia 20 de fevereiro para verificar a situação do convênio da implantação da rede coletora de esgoto e da estação de tratamento de esgoto.

Em reunião com a Fundação Nacional de Saúde – Funasa, o prefeito municipal foi informado que o convênio para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário vence no mês de março de 2017, e tomou conhecimento do parecer técnico emitido pela Superintendência Estadual de Santa Catarina, em relatório da Controladoria Geral da União – CGU, a qual solicita a adequação do plano de trabalho e replanilhamento de Medição de Obra, devido às diferenças encontradas entre o projeto e a execução da mesma.

Foi informado também, que para a obtenção de uma prorrogação da vigência do contrato é necessário que o município realize  um estudo sobre a real situação da obra  o qual será analisado. Este estudo será realizado por uma equipe de engenheiros que trabalham com a área de saneamento, esclarecendo os motivos da paralisação da obra  desde o dia oito de agosto de 2014. Após análise do estudo a superintendência estadual poderá conceder ou não a prorrogação da vigência do contrato.

A execução da obra teve início no dia 25 de junho de 2012, com um orçamento total de mais de R$13 milhões de reais.  Até o momento já foram gastos mais de R$11 milhões de reais. Conforme o termo de “Paralisação de Obra”, o motivo se deve à proximidade da mesma coma área indígena, a qual originou a suspensão da licença ambiental expedida pela Fundação do Meio Ambiente – FATMA, conforme TAC assinado.

Deste modo o município ainda não conta com os benefícios Estação de Tratamento de Esgoto em funcionamento, no entanto a prefeitura de Abelardo Luz vem recebendo inúmeras denuncias sobre o uso inapropriado da Rede de Esgoto, (ligações clandestinas).

Conforme denuncias, existe a suspeita de que pessoas estão despejando dejetos de seus esgotos nas tubulações do esgoto sanitário do município que não esta concluída. A administração municipal pede encarecidamente que não seja utilizada a tubulação do esgoto, pois, os dejetos nela lançados vão solidificar entupindo a rede e causando transtorno ao município gerando custos para manutenção.

Até que as obras voltem ao normal, com a finalidade de não agravar a situação da ETE de Abelardo, fica sujeito à fiscalização e notificação da pessoa que lançar dejetos na rede coletora de esgoto municipal.

Thamara Verardo – Ascom Abelardo Luz