You are currently viewing Projeto leva água tratada a mais de uma dezena de famílias no interior de Passos Maia

Projeto leva água tratada a mais de uma dezena de famílias no interior de Passos Maia

Moradores são beneficiados por parceria entre a Prefeitura, Epagri e Casan

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Passos Maia, Epagri e Casan, o projeto de captação, tratamento e distribuição de água no Assentamento Madre Cristina, interior do município, já está beneficiando moradores de pelo menos 15 famílias da comunidade. Novas instalações serão feitas no decorrer do ano.

Nesta semana foi realizada uma reunião com as famílias para definir detalhes sobre a manutenção do fornecimento. A Prefeitura vai dispor de um técnico da Vigilância Sanitária para acompanhar o tratamento da água, já os moradores arcarão com os custos dos produtos necessários, como cloro e flúor.

Á agua é captada de forma superficial, de uma nascente na própria comunidade. A canalização às residências foi construída por meio de uma parceria, com a Casan disponibilizando tubos, a Prefeitura realizando a abertura de valas e a Epagri, por meio do Programa SC Rural, adquirindo três caixas para o armazenamento de 50 mil litros.

O engenheiro agrônomo Cezar Roberto Bevilaqua, extensionista do escritório da Epagri em Passos Maia, disse que além da dificuldade de água para o consumo humano, os moradores sofriam com a carência para a produção, especialmente de leite. “É um projeto piloto que nós temos. Poucas regiões do interior podem dispor de uma água filtrada e tratada assim, inclusive podendo ser utilizada para a produção”.

O prefeito Leomar Listoni comemorou o resultado da parceria, que já rende frutos na prática, com dezenas de moradores beneficiados entre as 15 famílias atendidas até agora. “Vamos continuar trabalhando para que ainda mais pessoas tenham a rede de água instalada na propriedade”, destacou Listoni, já que o município trabalha para ampliar a distribuição a mais famílias da comunidade.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia