You are currently viewing Passos Maia estuda desenvolver programa de piscicultura nas propriedades rurais

Passos Maia estuda desenvolver programa de piscicultura nas propriedades rurais

Administração municipal vai promover palestra com produtores interessados

O incentivo a uma nova atividade para incrementar a renda das famílias do interior de Passos Maia está sendo avaliado pela administração municipal. A ideia é desenvolver um programa de piscicultura nas propriedades rurais. Uma palestra para orientar e definir produtores interessados e com potenciais deverá ser realizada em meados de março.

Na tarde desta segunda-feira, dia 23, o prefeito Leomar Roberto Listoni recebeu o coordenador de projetos do Instituto Aequitas, responsável por conduzir o planejamento, para montar um cronograma sobre as ações. Flávio Melo disse que o primeiro passo será a palestra, depois a seleção dos produtores e o estudo de viabilidade de cada propriedade.

“A palestra vai mostrar o potencial da cadeia da piscicultura, as formas de manejo, de fazer o manejo integrado com outras cadeias produtivas e o potencial de mercado da piscicultura”, ressaltou. Ele também adiantou que o objetivo é fazer um estudo sobre o potencial de mercado para peixes e derivados, observando o quanto é necessário ser produzido.

A Prefeitura pretende firmar parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para garantir incentivos. O prefeito lembrou que o município possui cerca de 500 propriedades rurais, com pelo menos 150 com eventual potencial para piscicultura. “O primeiro passo é fazer parcerias com as entidades que possam nos fornecer esse estudo sobre o potencial de produtividade, depois nós iremos atrás dos recursos para implantar o programa”, explicou Listoni.

Flávio ainda informou que os produtores deverão contar com acompanhamento técnico ao longo do processo de produção, por meio de visitas nas propriedades. No entanto, o coordenador do projeto ressaltou a necessidade do passo a passo ser cumprido de forma fiel para evitar frustrações. “Primeiro, a palestra. Através dela nós vamos identificar produtores interessados para a gente iniciar o diagnóstico tecnológico, que consiste no mapeamento e levantamento das propriedades, mensurar o potencial delas e entregar soluções tecnológicas àqueles que já possuem uma criação rudimentar”, completou.

Mesmo estimada para meados de março, a data da palestra ainda será definida pela administração municipal. “É uma alternativa para ampliar a renda das famílias”, ressaltou o prefeito. “Acredito que temos potencial para implantar a piscicultura de desenvolver essa cadeia produtiva em muitas propriedades do município”, concluiu Listoni.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia