You are currently viewing Trabalho será intensificado em dezembro contra a dengue

Trabalho será intensificado em dezembro contra a dengue

A coordenadoria das Vigilâncias em Saúde de Xanxerê reuniu da tarde desta segunda-feira (12) os agentes comunitários de saúde, com o objetivo de traçar um plano de trabalho para fim de ano, visando à eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti em ambientes favoráveis para a proliferação do mosquito (eliminar o maior número de recipientes que armazenem água).

Segundo o coordenador das Vigilâncias em Saúde, Ildomar da Silva, o trabalho precisa ser feito obrigatoriamente agora para evitar uma epidemia de dengue no município.

– Vamos concentrar ainda mais os nossos esforços nestas duas últimas semanas do ano, para que possamos evitar uma epidemia de dengue a partir de janeiro, fevereiro ou março – afirmou o coordenador.

 Ildomar lembrou que mesmo com o trabalho a campo das agentes, a população é fundamental para evitar contaminações.

– A comunidade precisa estar conosco nesta luta contra o mosquito. Não vai ter nenhuma eficiência o nosso trabalho se a população não verificar possíveis criadouros em suas residências, principalmente calhas e caixas d’água – destacou.

O município tem atualmente nove agentes de endemia, 64 comunitários de saúde. Ao estão espalhadas pelos bairros 82 armadilhas, que capturam os vetores para mensura o número de focos. Durante 2015 foram registrados 500, este ano já são 680. Este foram identificados 19 casos de dengue (todos autóctones), 1 zika (importado) e 1 de chikungunya (importado). Durante todo o ano  de 2015 foram apenas três casos de dengue. 

Ciro Bohn – Ascom Xanxerê