Campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes busca conscientizar são-dominguenses

O Governo Municipal de São Domingos, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar realizou na manhã desta quarta-feira (18) uma bliz com a distribuição de material informativo referente à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância de denunciar qualquer tipo de violação dos direitos de crianças e adolescentes, principalmente do abuso e da exploração sexual. O pedágio foi realizado em dois pontos, sendo um na Rua Getúlio Vargas, em frente à prefeitura municipal, e na Rua Benjamin Constant, em frente ao Supermercado Roni, além dos motoristas e pedestres, o material informativo também foi entregue em todo o comércio do centro da cidade.

A presidente do CMDCA, Francismara Mariani, destacou a participação e a receptividade da comunidade durante o pedágio. “O abuso e a exploração sexual são as piores formas de violência praticadas contra as crianças e adolescentes. Ficamos muito satisfeitos com a participação do povo de São Domingos, que com certeza, através de ações como estas se conscientiza sobre a necessidade de fazer a denuncia e proteger nossas crianças e adolescentes”, explica.

A secretária de assistência social, Sandra Fiorese, destaca que a responsabilidade em proteger e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes é de todos os cidadãos, por isso este trabalho deve ser permanente e constante. “O Governo Municipal de São Domingos trabalha permanentemente no sentido de prevenir que ocorram qualquer violação dos direitos das crianças e adolescentes são-dominguenses. E ao aderirmos a campanha do dia 18 de maio, buscamos conscientizar toda a nossa população da importância de denunciar qualquer situação em que possa haver indícios de violência, para que a partir daí o caso seja investigado, garantindo que a criança ou adolescente se desenvolva em um ambiente saudável e protegido”, afirma.

As denúncias podem ser realizadas através do Disque 100, que é o canal de denúncia nacional e anônimo, ou através do Conselho Tutelar, delegacias de polícia e na Secretaria de Assistência Social.

Juliana Cardoso – Ascom São Domingos