Campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 20

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 segue até o próximo dia 20 de maio e até o momento a Secretaria de Saúde de São Domingos já vacinou 89% da população prioritária, que são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e as pessoas portadoras de doenças crônicas.

A meta do Governo Municipal é vacinar aproximadamente 2.300 pessoas no município, sendo que as vacinas estão disponíveis no Centro de Saúde Santa Paulina e na Unidade Básica de Saúde do bairro Esperança. E nas UBSs do interior do município, como do distrito de Vila Milani, distrito do Maratá e comunidade do Santo Antônio, cerca de 300 pessoas foram vacinadas entre os dias 4,5 e 6 de maio.

O secretário de saúde, Gilmar Brandalize, destaca que os são-dominguenses estão fazendo sua parte e procurando a vacina para se prevenir do vírus. “Nesta semana, recebemos mais uma remessa de vacinas, totalizando 600 doses, que são oferecidas de forma gratuita para toda a população. Por isso, pedimos que todos aqueles que ainda não foram vacinados, que procurem as Unidades Básicas de Saúde, munidos da sua carteira de vacinação e documento de identidade, para que recebam a dose e fiquem protegidos do vírus H1N1, garantindo assim uma vida mais saudável”, afirma.

A vacina da gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, a vacina de 2016 não sofreu mudanças em relação ao H1N1 em comparação à do ano passado, por isso os lotes de 2015 são eficazes contra a H1N1. Porém, a população que recebeu a vacina do lote de 2015 deverá se vacinar novamente durante a campanha nacional para garantir também a proteção contra os vírus H3N2 e Influenza B.

Juliana Cardoso – Ascom São Domingos