Com roteiro pelo interior, Passos Maia pretende vacinar 1,4 mil contra gripe

Campanha de vacinação foi aberta oficialmente nesta segunda-feira e tem dia D marcado para sábado

Aberta oficialmente nesta segunda-feira, dia 25, em Santa Catarina, a campanha de vacinação contra a gripe pretende imunizar a população que se enquadra no público-alvo dentro das próximas semanas em todo o estado. Em Passos Maia a Secretaria de Saúde estima aplicar a vacina em 1.419 pessoas.

Dentro da população com direito a receber a dose estão idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional. 

Um roteiro de vacinação foi elaborado para atender as comunidades do interior do município (veja logo abaixo). Já nesta segunda-feira o trabalho ocorreu no Assentamento Zumbi dos Palmares. Ao longo da semana ainda haverá vacinação na Linha Indumel, comunidades Dom Carlos e Tozzo, Assentamento Conquista do Horizonte e dia D no sábado, 30 de abril, com o Posto de Saúde do Centro aberto o dia todo.

O pedido é para que os moradores que se enquadram no público-alvo compareçam às unidades portando a carteirinha de vacinação. Depois do cumprimento do roteiro nas comunidades do interior do município, a campanha ainda continuará até o dia 20 de maio, mas com a aplicação da vacina apenas na unidade central, com atendimento das 8 às 11h45 e das 13 às 17 horas.

Roteiro

– Terça-feira (26): Linha Indumel – das 9 às 16h

– Quarta-feira (27): Dom Carlos – das 13 às 16h

– Quinta-feira (28): Tozzo – das 13 às 16h

– Sexta-feira (29): Assentamento Conquista do Horizonte – das 13 às 16h

– Sábado (30): Dia D no Posto de Saúde do Centro – das 8 às 17h (sem fechar ao meio-dia)

Proteção

A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e B, garantindo a imunização por um ano. Estudos utilizados pelo Ministério da Saúde demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global, além de aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.

A vacina só não é recomendada a pessoas com alergia ao ovo. O tempo para fazer efeito em adultos saudáveis é de duas a três semanas após a aplicação da dose, com o pico máximo de anticorpos ocorrendo após quatro a seis semanas da vacinação.

Dicas para evitar a gripe

– Lave e higienize as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;

– Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço;

– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Higienize as mãos após tossir ou espirrar;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Mantenha os ambientes bem ventilados;

– Evite contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia