You are currently viewing Passos Maia investe em Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial

Passos Maia investe em Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Parceria entre administração e Sebrae pretende fortalecer potencialidades do município

A administração municipal de Passos Maia está elaborando em parceria com o Sebrae de Santa Catarina o Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial. A ação também conta com o apoio de várias instituições do município, além de lideranças da sociedade.

Uma reunião nesta semana abordou a atividade econômica ligada ao turismo, com foco nas potencialidades ecológicas, a exemplo do Parque Nacional das Araucárias, área de preservação ambiental que inclusive foi aberta para a visitação pública no final do ano passado.

“Esse projeto faz parte de um plano estratégico de desenvolvimento municipal realizado ainda no início do nosso mandato”, explica o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro). “E dentro desse planejamento foram identificados alguns setores da economia que o município tem potencial de desenvolvimento, como a cadeia produtiva de leite, setor madeireiro, da agricultura familiar, comércio e pequenas empresas, além do turismo”, elenca.

Karla Hall é formada em turismo e consultora do Sebrae. Ela será responsável por nortear o andamento do projeto voltado à área. Segundo a profissional, a ideia é planejar a partir do potencial ecológico do município, entendido como grande vetor de desenvolvimento. “A partir disso há outras atividades que podem ser complementadas. Todos esses potenciais a gente vai desbravar agora”.

Cronograma

Serão 150 horas de consultoria do Sebrae para a realização das atividades. “A gente tem a estruturação do plano e montou uma comissão. Vamos fazer um diagnóstico, levantar todos os trabalhos já realizados e construir um plano estratégico de turismo”, explica. Segundo Karla, serão ações de médio a longo prazo, mas ações prioritárias. “Os primeiros produtos que a gente possa estar desenvolvendo nós já vamos dar início, e ao final desse projeto a gente já vai ter alguns produtos na prateleira do turismo”, acredita.

Investimento

O projeto recebe um investimento de R$ 80 mil, com 50% pagos pelo município e a metade pelo Sebrae. O prefeito diz que além das horas de consultoria, também estão previstas viagens técnicas. “São missões empresariais e consultorias individuais para alguns empreendimentos. Por exemplo, queremos preparar o município para o desenvolvimento turístico e temos que trabalhar a questão da infraestrutura receptiva. Isso envolve gastronomia, hospedagem. Dentro dessa lógica vamos fazer um plano de ação para começar a trabalhar o desenvolvimento local a partir do planejamento estratégico, com a consultoria do Sebrae apontando os caminhos e ações que temos que desenvolver”, afirma Evandro.

A formação dos grupos de trabalho está em andamento. “Cada um dos setores vai pensar um plano e também acompanhar a execução”, explica o prefeito, lembrando que nesta semana também ocorreu uma reunião com os agricultores familiares, na Casa Colonial. Ainda acontecerão reuniões com os pequenos empreendedores e o setor madeireiro. “Cada segmento vai ter um grupo de trabalho pensando nas ações para desenvolver o setor”, reforça.

Envolvimento

A consultora do Sebrae destaca que o envolvimento coletivo é fundamental para o sucesso do planejamento. “O grupo é aberto, todos que quiserem vir somar serão bem-vindos. A gente conta essencialmente com lideranças, entidades. São peças fundamentais para que a gente possa desenvolver o trabalho. Não é a Prefeitura, não é o Sebrae que vai conseguir fazer isso, mas sim o envolvimento da população”, ressalta Karla.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia