Com o objetivo de implantar atividades técnicas de trabalho social, a prefeitura de Xanxerê iniciou as atividades do projeto Horta Comunitária com as 50 famílias do Residencial João de Barro – anexado ao Bairro Vila Sésamo.
Durante reunião com a comunidade, as famílias sugeriram aos servidores da Secretaria de Assistência Social – como opção de ações de trabalho e renda – a criação de uma horta comunitária, devido os terrenos serem pequenos para fazer o plantio.
A partir do pedido das famílias, o município buscou parceria com a Eletrosul para criação do espaço de cultivo debaixo da rede. Ainda foi firmada parceria com a Celesc, Epagri, Pastoral da Criança e Associação de moradores do Bairro Vila Césamo.
– Salienta-se que a promoção da horta comunitária contribuirá para a melhoria da qualidade alimentar das famílias, bem como promoverá a geração de renda, visto que o excedente da produção poderá ser comercializado pelas famílias beneficiadas. Destacou o diretor de Habitação, Altamir Rossatto.
A hora comunitária do João de Barro tem 140 canteiros, com 12 metros de comprimento e 1 metro de largura.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê