Curso nesta segunda-feira foi organizado pela Secretaria de Agricultura do município
A economia, praticidade e otimização do tempo estão entre os benefícios que levaram uma turma de 12 alunos a participar de um treinamento para a emissão da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em Passos Maia. As atividades foram realizadas ao longo desta segunda-feira, dia 7.
Os participantes receberam as orientações de forma gratuita. O prefeito Ivandre Bocalon, que participou da abertura, lembrou que o treinamento aconteceu através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura do município com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), responsável por ministrar o curso.
O instrutor do Senar, Vlademir de Barros, repassou informações teóricas e todos os procedimentos para a emissão da nota on-line. “A nota física é limitada, não é para todos os segmentos. Eu não posso, por exemplo, prestar serviço. Agora com a eletrônica eu já posso prestar serviços de horas, vender máquinas e insumos. É bem mais abrangente, é conjugada. Consigo vender o que eu tiver na propriedade”, explicou.
Os procedimentos na granja de suínos vão ficar mais fáceis para Manuelem Michelon. Satisfeita com o treinamento, ela já disse que substituirá as notas de papel pela eletrônica, citando a praticidade, economia e o ganho de tempo como benefícios. “Tudo vai mudar. Daqui uns dias só vai ter a nota eletrônica, e a gente tem que se encaixar nessa tecnologia”, pontuou.
Vlademir ainda explicou que a emissão é feita totalmente on-line, sem a necessidade de programa específico no computador. Basta efetuar um cadastro para começar a emitir a partir do site da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia