Trabalho social pretende resgatar moradores de rua em Ponte Serrada

Secretaria de Assistência Social está retomando programas para o decorrer de 2016

O resgate de moradores de rua está entre as ações planejadas pela Secretaria de Assistência Social de Ponte Serrada para 2016. Por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a intenção é reintegrar os que perambulam dia e noite sem direção e um local que possam chamar de casa.

Os programas de assistência social estão sendo inclusive retomados com crianças, adolescentes, jovens e adultos de todo o município. Nesta semana, boa parte dos funcionários retornou às funções após um período de férias. “Estamos com o nosso planejamento pronto e o cronograma está sendo finalizado”, informa a secretária Rubia Caroline Wrubel.

Ela explica que o Creas vem realizando há tempo a abordagem dos moradores de rua para trabalhar a questão. No entanto, a resistência do problema vai levar a equipe a uma consultoria especializada para criar novas alternativas de resgate. “São casos crônicos. Já trabalhamos as famílias, que já tentaram resgatar eles das ruas, mas é uma opção deles, que não conseguem ficar dentro de casa”, lamenta a secretária.

Segundo ela, a equipe técnica já esgotou os recursos para contornar o quadro. “Eles são internados nas clínicas de recuperação, ficam tranquilos, mas quando saem, mesmo com o apoio das famílias, não conseguem ficar longe do álcool. Por isso vamos buscar essa assessoria para tentar encontrar outros caminhos e tirá-los da rua. Os casos são mais complicados do que aquilo que vínhamos trabalhando. Todos que estão na rua teriam para onde ir, mas não voltam para casa”, explica.

Cras na Estrada

A ampliação do programa Cras na Estrada também está entre os objetivos da secretaria para o decorrer do ano. O projeto é desenvolvido em comunidades do interior do município. Nele são desenvolvidas atividades como aulas de ginástica, dança, jogos e gincanas, além de palestras sobre vários temas. “Já atendemos várias comunidades, mas em algumas ainda não conseguimos passar. A ideia é dar continuidade aos grupos que já atendíamos e ampliar esse trabalho”, reforça Rubia.

Inscrições apara o SCFV

As turmas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estão sendo formadas para as atividades em 2016. Podem se inscrever crianças desde os seis anos até adolescentes de 17. Os pais devem procurar as sedes no Centro e Baía Alta, levando os documentos dos filhos e um comprovante de residência. As inscrições são gratuitas.

Outros programas também vão movimentar as atividades promovidas pela Secretaria de Assistência Social no decorrer do ano. São os casos do Vida Bem-Vinda, voltado às gestantes, grupos de Paif (Proteção e Atenção Integral à Família), Bolsa Família e os trabalhos desenvolvidos com os grupos da terceira idade, além de eventos em datas comemorativas, como o Dia Internacional da Mulher, que já está com programação definida.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada