You are currently viewing Equipe de combate ao Aedes aegypti recebe autorização para entrar em imóveis abandonados

Equipe de combate ao Aedes aegypti recebe autorização para entrar em imóveis abandonados

Agentes poderão ingressar em locais públicos ou privados onde o proprietário não esteja presente para permitir o acesso.

 Nesta segunda-feira (1), o Governo Federal publicou uma medida provisória que permite o ingresso forçado de Agentes de Saúde em imóveis públicos e particulares abandonados para ações de combate ao Aedes aegypti. O texto também autoriza a entrada de equipes de endemias em casas onde o proprietário não esteja para garantir o acesso – nestes casos, o agente público deverá solicitar auxílio de autoridade policial. Em Xaxim, uma equipe composta por mais de 40 pessoas já visitou regularmente 10.427 imóveis, porém não descarta a possibilidade de usar a nova medida.

Conforme informações da Sala de Situação de Xaxim, em 2015 foram contabilizados 318 focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Neste ano, são mais 47. Preocupado com esta situação, o Governo Municipal intensifica os trabalhos de monitoramento. A Secretária de Saúde, Joseane Sampaio, avalia positivamente as ações, mas adianta que “se houver necessidade e suspeita de focos do mosquito transmissor em imóveis onde os proprietários não forem localizados, medidas mais drásticas serão tomadas.”

Em Xaxim, a equipe de combate ao Aedes aegypti, que reúne Agentes de Saúde e Agentes de Endemias, trabalha para fortalecer a campanha contra o mosquito em dois ciclos: de 11 de janeiro a 12 de fevereiro e de 12 de fevereiro a 12 de março. Os profissionais percorrem residências e empresas, além de outras localidades que possam abrigar o mosquito e orientam os xaxinenses acerca das medidas necessárias para prevenção, sintomas e demais precauções em relação ao Aedes aegypti.

A sala de situação está localizada no Bairro Guarany, anexa ao Departamento de Vigilância Sanitária, junto à rodoviária. Denúncias podem ser feitas através do telefone (49) 3353-4744.

Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim