Colocar a mão na massa e apreender técnicas que gerem a autonomia feminina. Esse é um dos objetivos do Projeto Semeando o Futuro.
Pintar e fazer textura em parede. Isso é uma das técnicas que as participantes de um curso de Construção Civil estão apreendendo em Xaxim. A capacitação integra o Projeto Semeando o Futuro que conta com a participação de mais de 500 mulheres da cidade. O projeto é uma iniciativa do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, que visa oportunizar conhecimento às mulheres através de cursos para melhorar a renda e garantir aprendizado.
Dorali Grison, de 50 anos, moradora de Vila Diadema, no interior do município, aprova o curso e destaca que procurou a capacitação para alterar a rotina e adquirir novos conhecimentos. “Sou Agente Comunitária de Saúde e não gosto muito de culinária e costura. Por isso optei pela Construção Civil. Conhecimento não rouba espaço e posso inclusive repassar o que aprendo. Destaco que vale a pena participar,” explana Dorali.
O Prefeito Idacir Orso destaca a importância do projeto na valorização da mulher. “Através dos cursos as mulheres se tornam mais independentes. O conhecimento que elas vão adquirir ninguém poderá tirar. É uma grande conquista, tanto para as participantes, quanto para nós, que lutamos para trazer o Semeando o Futuro ao nosso município,” salienta.
O Projeto
O Projeto Semeando o Futuro tem investimento do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, do valor de R$ 11.760,00. O Governo de Xaxim auxiliou com a contrapartida R$ 503.241,33. A capacitação oferece os cursos de formação cidadã sobre Mulher e Trabalho; Estímulos e práticas esportivas; Empreendedorismo; Costura industrial; Construção civil; Quintais Produtivos Agroecológicos; Produção de Design de Embalagens para Produtos Alimentícios da Agricultura Familiar; além de palestras e seminários.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim