You are currently viewing Ouro Verde cria grupo de apoio para ajudar pessoas a largarem o cigarro

Ouro Verde cria grupo de apoio para ajudar pessoas a largarem o cigarro

A secretaria municipal de Saúde de Ouro Verde realizou, na tarde desta terça-feira (20), o primeiro encontro do recente criado Grupo de Anti-tabagismo no municipio. A atividade conta com 12 participantes, com idade entre 35 a 75 anos, e é vinculada ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) desenvolvido pelo Ministério da Saúde juntamente com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O grupo é coordenado pelo médico da Unidade de Saúde, João Paulo Dalazen de Souza,  juntamente com a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Sabrina Bongiovanni. “Inicialmente os encontros serão semanais com objetivo de acompanhar no estímulo e reforço ao abandono do fumo bem como promover psicoeducação sobre os prejuízos do tabagismo”, explica a psicóloga.

Segundo Sabrina, além de orientações semanais para auxiliar os fumantes a abandonarem o vício do cigarro, os participantes terão apoio de medicamentos que visam minimizar os sintomas das crises de abstinência. “Deixamos o convite para todos os munícipes que desejam cessar o tabagismo, nos procurem na Unidade Básica de Saúde para realizar inscrição ao novo grupo a ser realizado no próximo ano”, ressaltou.

O tabagismo é caracterizado pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, presente nos cigarros. De acordo com a psicóloga, os dados estatísticos informam que aproximadamente 45% das mortes por câncer e 95% das mortes por câncer de pulmão são ocasionadas pelo Tabagismo.

LinkPress Comunicação – Ascom Ouro Verde