O prefeito Ademir Gasparini recebeu na tarde desta segunda-feira (19), a diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xanxerê (Acix), com o objetivo de iniciar as conversações para a instalação de mais um grande empreendimento do setor agropecuário.
O nome da empresa ainda não foi divulgado oficialmente, porém o momento é de estudo de áreas de terra e incentivos que o município possa oferecer para viabilizar o investimento.
“Não queremos nesse momento anunciar o nome da empresa, estamos em negociação, mas existe uma grande possibilidade de termos mais uma grande empresa do setor de agronegócios no município”, revela o prefeito.
Nesse momento de economia, o foco da administração é aumentar a arrecadação.
“O aumento da arrecadação só acontecerá com o apoio às empresas que já estão instaladas e dar incentivos para novos empreendimentos”. Destaca.
Nos últimos dois anos Xanxerê, além de dar prioridade às empresas locais, já recebeu investimentos da Coamo Agroindustrial Cooperativa, que segundo o ranking da Revista Exame: das melhores e maiores empresas de 2015, divulgado em julho, é a 47ª maior empresa do país.
Outra indústria foi a Rafitec Tecnologia em Embalagens, que inaugurou sua unidade 4 às Margens da BR 282 no ano passado e que vai empregar nos próximos anos 400 funcionários. O investimento total será de R$ 40 milhões.
Em agosto a Cooperativa agroindustrial Alfa (Cooperalfa) inaugurou novo Silo Graneleiro (capacidade de 350 mil sacas) e nova Unidade de Beneficiamento de Sementes (capacidade 175 mil sacas). Tudo isso em uma área total construída com mais de 5 mil m² (investimento de R$ 45 milhões)
Participaram da reunião com o prefeito, o presidente da Acix Oscar Martarello, o vice-presidente Irineu Altíssimo, além dos membros da diretoria, Francisco Ferronato e Elízio Bonan.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê