You are currently viewing Secretaria distribui bioinseticida para o controle de borrachudos

Secretaria distribui bioinseticida para o controle de borrachudos

A Secretaria da agricultura de Xanxerê lançou na tarde de quinta-feira (15), no auditório da prefeitura, o programa de Controle ao Mosquito Borrachudo. Representantes de 10 comunidades do interior estiveram no lançamento para receberem orientações de como vai funcionar a distribuição do bioinseticida (BTI) que será aplicado na eliminação do inseto.

Ficou definido que na próxima terça-feira (20), às 14h, no centro comunitário do Distrito de Cambuinzal,   agricultores daquela região definirão em quais locais será aplicado o produto. E na quarta-feira (21), no mesmo horário, a reunião acontecerá na Localidade de Igrejinha Amarela, para atender os agricultores daquele setor.

“Todos os agricultores estão convidados para se fazerem presentes. Quanto mais comunidades participarem deste programa, mais eficaz ele será”, ressalta o secretário de Agricultura Fábio Luiz Pompermaier.

O BTI.que é diluído em água, tem seu princípio ativo a partir de uma bactéria que mata a larva do mosquito. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o produto é inofensivo à saúde humana, de animais e ao meio ambiente.

Os desconfortos causados pelo borrachudo são bem conhecidos: picadas doloridas, que podem resultar em reações alérgicas aos seres humanos. Para os animais os efeitos podem gerar a perda de sangue, baixando a imunidade. Bovinos e ovinos são os mais afetados por infestações do mosquito.

 Ciro Bohn – Ascom Xanxerê