Xaxim é o único município do Estado a ser contemplado em Projeto Nacional na área de Saúde Mental

Está comprovada a qualidade no atendimento psicossocial que Xaxim oferece. Prova disso é que o município foi o único do Estado a ser selecionado pelo Ministério da Saúde para usufruir de um recurso de R$ 187 mil. A cidade foi escolhida dentre 217 municípios brasileiros inscritos no Projeto Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial. O valor deve ser investido na qualificação de 14 profissionais que farão um intercâmbio de conhecimentos na cidade de Embu das Artes, em São Paulo.

A Secretária de Saúde, Joseane Sampaio, explica que a seleção de Xaxim no projeto demonstra a excelência e competência do trabalho dos profissionais envolvidos com toda a rede de atendimento. “Esse é um trabalho que passa pelas amplas esferas da Secretaria da Saúde, desde o atendimento domiciliar dos Agentes de Saúde, das Estratégias de Saúde da Famílai e no próprio Caps, mas que também integra ações de demais Secretarias do Governo Municipal, à exemplo da Secretaria de Assistência Social, Educação e Esporte. São atividades e trabalhos desenvolvidos em paralelo e que formam uma rede de atendimento humanizado ao cidadão,” esclarece.

O Ministério da Saúde reconheceu o bom trabalho desenvolvido em Xaxim e como maneira de aperfeiçoar e qualificar ainda mais os serviços oferecidos na cidade e ainda oportunizar uma troca de experiências com equipes que convivem com outras realidades, os profissionais xaxinenses que participarão do intercâmbio ficarão cerca de 30 dias em capacitação em São Paulo. “Nós enviaremos dois profissionais por período, para não desfalcar o atendimento ao público. A seleção destas pessoas foi feita de acordo com a disponibilidade dos profissionais. Dentre os profissionais estão Psicólogos, Assistentes Sociais, Enfermeiros e Agentes Administrativos. Quero parabenizar a nossa equipe que tem desenvolvido um trabalho espetacular no município,” destaca.

De acordo com a Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Cleri Sotilli, para ser selecionado pelo Ministério da Saúde, o município precisava atender a uma série de requisitos. “Os critérios analisados para a aceitação do município foram ter uma Rede de Atenção Psicossocial e ter Unidades de Saúde que atendem essa área. Essa é uma possibilidade de ampliarmos o olhar dos nossos profissionais em relação à saúde mental no município,” explica Cleri.

Uma parte do valor será direcionada às despesas dos profissionais que receberão a capacitação. A outra parte será investida na melhora da Saúde Mental no município. Os intercâmbios começam a partir de janeiro de 2016. 

Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim