You are currently viewing Prefeita de Ouro Verde reúne equipe de governo para definir estratégias para contenção de despesas e enfrentamento da crise

Prefeita de Ouro Verde reúne equipe de governo para definir estratégias para contenção de despesas e enfrentamento da crise

Diante da atual crise econômica do País, que vem afetando os estados e, principalmente os municípios, a prefeita de Ouro Verde, Rosane Minetto Selig, se reuniu com a equipe de governo com objetivo de definir estratégias para enfrentamento do problema e adoção de medidas para contenção de despesas na estrutura administrativa municipal. 

A reunião para tratar do assunto ocorreu, na manhã desta segunda-feira (21), e contou com participação do vice-prefeito Nilson Santin, de secretários municipais, de membros da equipe da contabilidade e outros servidores. 

De acordo com a prefeita, um dos reflexos da crise é a queda de arrecadação sobretudo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que são as duas principais fontes de arrecadação do município. Segundo ela, isso ocasiona inúmeras dificuldades para cumprimento das obrigações legais, dentre as quais a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em Ouro Verde, conforme a assessoria contábil, no comparativo com o exercício de 2014, houve um pequeno acréscimo na arrecadação, porém devido a alta da inflação acumulada nos últimos 12 meses, beirando a 10%, a elevação substancial de preços (alimentos, combustível, energia elétrica, serviços de manutenção), acabou acarretando um déficit aproximado de R$ 700 mil para os cofres municipais até o momento.

Diante do cenário, a prefeita solicitou a compreensão e colaboração de todos os secretários e servidores para contenção de gastos, de modo a cumprir com as obrigações e atender a população da melhor forma possível. “Caso não altere o quadro macroeconômico, nos próximos 45 dias, novas medidas de contenção deverão ser adotadas”, enfatizou Rosane.

Entre as medidas que vem sendo adotadas no município para enfrentamento da crise e da queda na arrecadação, estão a redução de horas extras, otimização dos veículos oficiais, redução de gastos com telefonia e energia elétrica, além da realização de expediente em turno único, em todos os setores, com exceção das secretarias de educação e saúde, entras ações. 

LinkPress Comunicação – Ouro Verde