A Administração Municipal de Lajeado Grande, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina-IFSC, campus de Xanxerê, promoveu nos dias 16 e 17 de setembro uma capacitação sobre Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos, para todos os servidores municipais que trabalham com a manipulação de alimentos.
Participaram da capacitação, que teve carga horária de oito horas, divididas em duas tardes, aproximadamente 20 pessoas, dentre elas merendeiras da escola municipal Professora Irmã Blandina Sisz e do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a nutricionista da secretaria municipal de Educação Liana Piccoli, além de pessoas da comunidade que manipulam alimentos nas festas do município, donas de casa que preparam algum alimento para consumo familiar e até para comercialização.
A capacitação foi ministrada pela engenheira agrônoma e doutora em Ciência dos Alimentos, Manoela Alano Vieira e pela bióloga doutora em Microbiologia Luciana Senter, ambas do IFSC.
A doutora Luciana falou sobre as técnicas que são repassadas durante a capacitação. “Nós mostramos para os participantes da capacitação as boas práticas da manipulação, a microbiologia, isto é, quais os principais microrganismos contaminantes dos alimentos, que deterioram e que causam doenças, quais as principais doenças transmitidas pelos alimentos contaminados, e também sobre higiene pessoal e no ambiente de trabalho. Nesta capacitação estamos trabalhando basicamente com as merendeiras que trabalham com crianças, que é uma parte mais frágil da cadeia de consumo, porque seu sistema imunológico ainda está em formação”.
O prefeito Valmir Locatelli ressaltou o cuidado com a alimentação das crianças. “Fechamos essa parceria com o IFSC envolvendo as nossas merendeiras da escola Irmã Blandina Cisx e do Centro de Convivência, onde nossas crianças recebem alimentação, com uma forma de prevenir e evitar que elas possam tenham algum problema com os alimentos que nós serviços. Procuramos ser rigorosos no momento de comprar os alimentos, com a qualidade, e agora vamos estender para o momento da preparação das merendas e assim ter qualidade e segurança na merenda escolar.”
VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande