O Governo de Xaxim prorrogou o prazo para os responsáveis por túmulos em estado de abandono. regularizarem a situação junto ao Poder Público. Agora, os interessados têm até o dia 30 de setembro para provar que a sepultura ainda está sob os cuidados de familiares. Para isso, os responsáveis deverão comparecer à Prefeitura munidos de comprovante de residência, CPF, RG e certidão de óbito ou cópia de inventário.
Após o término do prazo, uma comissão especial realizará um relatório do procedimento adotado, juntando os documentos encaminhados à Administração e a prova da respectiva publicação. A retirada dos restos mortais será feita por uma equipe especializada e encaminhada ao ossário central. Os espaços que ficarão disponíveis com a retirada das sepulturas abandonadas, serão repassados para famílias xaxinenses, conforme solicitação feita junto ao departamento responsável.
Superlotação
Um levantamento feito recentemente no Cemitério Municipal contabilizou mais de cem sepulturas em visível estado de abandono. Devido à superlotação do local e para adequá-lo às exigências legais estabelecidas pelo Artigo 37 da Constituição Federal e Decreto nº 199/2015, o Governo de Xaxim poderá realizar a retirada destas sepulturas.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim