You are currently viewing Conferência Municipal de Saúde é realizada em Passos Maia

Conferência Municipal de Saúde é realizada em Passos Maia

Evento serviu para o debate de ideias e elaboração de propostas que agora seguem para fase estadual

Profissionais da área de saúde, lideranças políticas e da sociedade civil participaram nesta quarta-feira, dia 15, da Conferência Municipal de Saúde em Passos Maia. O evento serviu para o debate e a formalização de propostas com base no tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”.

“Sem dúvida é um espaço democrático importante para que possamos avaliar os serviços de saúde e apresentar as nossas propostas”, considerou o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro), citando o bom atendimento como uma das ações mais importantes para a qualidade do setor. “Como já falei em outras oportunidades, a saúde é um direito de todos, mas atender bem o cidadão é algo mais. O atendimento com carinho talvez não seja um direito do cidadão, mas é uma obrigação da Secretaria de Saúde”.

Evandro falou sobre a necessidade de uma repartição mais justa dos recursos da União. “O cidadão procura o município para ser atendido, não bate na porta do governo estadual e muito menos do federal. Porém, nós não dispomos dos recursos necessários para resolver os problemas. Todo ano estamos realizando marchas dos municípios para tentar buscar esse equilíbrio das receitas”, lamentou.

O prefeito ainda destacou o investimento do município na área, sempre acima dos 15% do orçamento, valor mínimo determinado. “Nossa obrigação legal é investir 15% da receita, mas estamos passando de 22 ou 23% todo ano. Temos de 300 a 400 tipos de medicamentos na nossa unidade de saúde, exames dos mais especializados o município também muitas vezes dispõe. A nossa saúde em Passos Maia, pelo que a gente ouve falar, tem alto grau de satisfação. As pessoas elogiam muito, mas sempre há espaço para melhorar”, avaliou.

Depois de uma palestra com a assessora de saúde Marli Agostini, eixos como direito à saúde, garantia de acesso e atenção à qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público/privado foram discutidos através da formação de grupos. Questões sobre a gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação do SUS; e reformas democráticas e populares do estado ainda foram abordadas.

Para o secretário de Saúde de Passos Maia, Osvaldir Alves, o momento foi o primeiro passo para a evolução do setor. “É muito importante o debate para a elaboração de propostas que vão melhorar os serviços oferecidos à população”. Ele também lembrou que os delegados eleitos ao final do evento vão representar o município na etapa estadual, prevista para ocorrer entre os dias 23, 24 e 25 de setembro em Florianópolis. Já o último debate de ideias será na 15ª Conferência Nacional de Saúde, de 23 a 26 de novembro em Brasília.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia