You are currently viewing Prefeitura e Defesa Civil monitoram transtornos causados pelas chuvas em Lajeado Grande

Prefeitura e Defesa Civil monitoram transtornos causados pelas chuvas em Lajeado Grande

As fortes chuvas que caíram na região nos dias 13 e 14 de julho trouxeram muitos transtornos para o município de Lajeado Grande.

Segundo o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Vanderlei Todero, a área rural foi a região mais afetada pelos feitos das chuvas. “Os volumes de chuvas nestes dois últimos dias foi muito alto, chegando a 170 milímetros. A área urbana não sofreu muito com a chuva. O pessoal da secretaria de obras se empenhou em limpar as ruas e desobstruir os bueiros, então não tivemos registro de problemas. O interior sim, foi bem afetado, principalmente na região da Linha Chenet e Linha Maroco. As estradas foram bem afetadas em virtude da grande quantidade de água.”

Todero ressaltou, ainda, que a comunidade da Linha Chenet ficou isolada. “Duas pontes de acesso a comunidade Linha Chenet foram destruídas. Uma delas totalmente destruída e a outra ficou com muitos galhos presos embaixo, impedindo a passagem da água, mas o pessoal rapidamente fez a desobstrução do rio e liberou a passagem da água. Mesmo assim foi preciso suspender as aulas ontem a tarde. Agora a passagem de veículos já está liberada.”

O prefeito Valmir Locatelli informou que ainda não foi possível contabilizar os prejuízos, mas não tem registro de desabamentos ou vítimas. “Enquanto a chuva não cessar totalmente não podemos contabilizar os estragos. Parte da Linha Maroco ainda está sem energia elétrica o que vai afetar diretamente os aviários e a produção leiteira. O solo muito encharcado também trará alguns prejuízos para os agricultores. Mas já temos informações que não houve desabamentos, não tem ninguém desabrigado e nem ferido, isso é o mais importante.”

VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande