You are currently viewing Ponte Serrada reúne 150 pessoas na Conferência Municipal de Saúde

Ponte Serrada reúne 150 pessoas na Conferência Municipal de Saúde

Participantes debateram eixos e elaboraram propostas que serão apresentadas na fase estadual

Cerca de 150 pessoas participaram nesta segunda-feira, dia 13, da Conferência Municipal de Saúde realizada em Ponte Serrada. O evento ocorreu ao longo do dia na Associação Atlética Aimoré. Os participantes debateram e elaboraram propostas que agora seguem para uma discussão na etapa estadual da conferência.

O prefeito Eduardo Coppini elogiou o trabalho da Secretaria de Saúde e falou sobre a importância do planejamento. “Quero agradecer à equipe da Secretaria, onde a gente sabe que o dia a dia é difícil e desafiador. Há uma demanda muito grande e é por isso que precisamos pensar em melhorar sempre a qualidade de vida das pessoas”, avaliou.

Depois de uma palestra com a assessora de saúde Marli Agostini, grupos foram formados para debater os eixos da temática “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”. “Muitos deixaram seus afazeres para colaborar conosco. Tenho certeza que não é um tempo perdido, são ideias que depois serão debatidas em nível estadual e federal”, lembrou o prefeito.

Eixos como direito à saúde, garantia de acesso e atenção à qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público/privado fizeram parte das discussões. Também foram abordadas questões sobre a gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação do SUS; e reformas democráticas e populares do estado.

As conferências ocorrem a cada quatro anos, promovendo debates ao longo das etapas municipais, estaduais e federal. “É um momento muito importante porque é a oportunidade de planejarmos os serviços oferecidos à população”, disse a secretária de Saúde Ana Paula Lorenzet. “Parabéns a todos que organizaram este evento e às pessoas que vieram participar”, completou.

A conferência terminou com a elaboração de 115 propostas. Também foram eleitos delegados que representarão o município na etapa estadual, prevista para ocorrer entre os dias 23, 24 e 25 de setembro em Florianópolis. O último debate de ideias será na 15ª Conferência Nacional de Saúde, de 23 a 26 de novembro em Brasília.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada