A prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social, fez a entrega na tarde desta quinta-feira (09), durante reunião no auditório do centro administrativo, de 1.250 cobertores a 10 entidades assistenciais. Os cobertores foram doados pela Receita Federal de Joaçaba, atendendo requerimento encaminhado pelo município.
As entidades beneficiadas foram o Hospital Regional São Paulo (500 cobertores), Associação Madre Bernarda (50), Aprisco (50), Apae (200), Lar do Idoso (50), Apadavix (100), FCDX (150), Casep (40) e Presídio Regional de Xanxerê (260).
A diretora-geral do Hospital Regional São Paulo, Neusa Luiz, revelou que, como faltavam cobertores para atender os pacientes nesse período de frio, a instituição pretendia comprar o material. “Essa doação é muito importante. Temos uma grande dificuldade nessa época do ano para agasalhar todos os nossos pacientes, muitos chegam apenas com a roupa do corpo no hospital. Estamos muito felizes”, ressalta.
A partir do segundo semestre deste ano a Associação Beneficente Madre Bernarda vai reabrir a antiga Casa do Oeste, por isso havia a necessidade de roupas de cama para atender os parentes de pacientes que estão internados no hospital São Paulo. “Estamos nos preparativos finais para reabrir o local, agora como Casa de Apoio. Tínhamos falta de cobertores para atender as famílias, onde muitos estão dormindo nos seus carros que ficam estacionados em frente ao hospital. Esses cobertores serão de muita utilidade quando reabrirmos a casa”, explicou um dos membros da Associação, Amaíldo Coradi.
O prefeito Ademir Gasparini parabenizou a equipe da Assistência Social pelo empenho. “Quero parabenizar o secretário Amélio Radaelli e todos da sua equipe. Vocês encaminharam o ofício à Receita Federal e agora estamos realizando a entrega desse material, que será fundamental nesse período mais frio do ano”, frisou.
Ao todo foram nove mil cobertores doados pela Receita Federal. Nesta sexta-feira (10) a Assistência Social fará a entrega de mais 5 mil mantas para as famílias atingidas pelo tornado. O restante ficará a disposição dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), para serem entregues famílias atendidas nesses locais. O CRAS I está localizado na Rua João Sufiatti, Bairro Sufiatti. O CRAS II fica na Rua João Carlos Casanova, 156, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê