You are currently viewing Programa Empreendedor Rural vai capacitar jovens em Passos Maia

Programa Empreendedor Rural vai capacitar jovens em Passos Maia

Curso lançado nesta sexta terá 17 encontros e elaboração de projeto ao final das atividades

Aberto para a participação geral de agricultores e produtores, o Programa Empreendedor Rural (PAR) terá uma turma formada basicamente por jovens em Passos Maia. Lançado nesta sexta-feira, dia 19, o curso vai envolver cerca de 20 pessoas ao longo de 17 encontros semanais a partir do próximo mês. O programa é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com apoio da Secretaria de Agricultura de Passos Maia e do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada.

Denise Colaço da Silva tem apenas 18 anos, mas dá sinais de que o espírito é empreendedor. A moradora do Assentamento 13 de Junho, interior de Passos Maia, diz que ajuda no manejo do gado leiteiro na propriedade da família, onde 14 vacas produzem diariamente mais de cem litros de leite. E é para melhorar a atividade que ela resolveu ser aluna do PAR. “É uma oportunidade de aprender mais e ajudar a família a desenvolver a propriedade. Espero aprender bastante e colocar em prática”, diz a aluna.

O curso vai abordar a questão empreendedora, de gestão da propriedade e apresentar noções de economia, direito e mercado. A relação humana e social e o papel do produtor rural também serão temas no decorrer das atividades. “É um trabalho bastante abrangente, onde o produtor rural vai conhecer melhor a propriedade, fazer um diagnóstico da propriedade e atividade para que possa traçar planos e elaborar projetos”, informa Helder Jorge Barbosa, supervisor regional do Senar.

Ele participou nesta sexta da apresentação do programa à turma. “O grande ápice do programa é que ele ensina como elaborar um projeto para a propriedade rural, para que o produtor, no futuro, querendo investir em algo na propriedade, elabore um projeto primeiro, o que vai lhe dar maior certeza de que aquilo que pretende fazer trará lucratividade ou não”.

Cada aluno deverá elaborar um projeto de acordo com as características da propriedade ao final do curso. O planejamento deverá ser baseado em uma ideia que possa ser implantada no local. O primeiro dos 17 encontros está previsto para julho, mas ainda sem data definida.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia