You are currently viewing Plano Municipal de Educação é concluído em Passos Maia

Plano Municipal de Educação é concluído em Passos Maia

Documento tem 18 metas e 147 estratégias que deverão ser cumpridas nos próximos dez anos

A Secretaria de Educação de Passos Maia concluiu a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) bem antes do prazo limite imposto pelo Ministério da Educação. O documento possui 18 metas e 147 estratégias que deverão ser cumpridas dentro dos próximos dez anos. Com todas as Prefeituras do país tendo até o dia 24 deste mês para a conclusão, Passos Maia teve o PME finalizado pelo Executivo e aprovado pelo Legislativo ainda no início de junho.

“Iniciamos em outubro de 2014. Tivemos apoio técnico da Amai, através do professor Odymar Bombassaro, com reuniões frequentes”, conta a presidente do Conselho Municipal de Educação, Ivânia Sangalli Dall’Orsoletta. Segundo ela, uma equipe e uma comissão foram constituídas para o estudo e reelaboração do plano, já que uma edição inicial foi produzida ainda em 2008. “Nessa comissão existiam representantes dos professores, diretores, do Legislativo, Executivo, Conselho Municipal de Educação, da rede estadual de ensino e da equipe técnica da Secretaria de Educação”.

Ivânia lembra que os trabalhos tiveram a participação coletiva da comunidade, com caixinhas para coletas de sugestões, onde a população apontou ideias para a elaboração do PME. No dia 16 de abril foi realizada a primeira Conferência do Plano Municipal de Educação. Depois, em 5 de maio, houve a segunda conferência. Nelas foi discutida a redação do documento, finalizado no dia 3 de junho, com a publicação da aprovação do projeto no Diário Oficial.

O PME é desenvolvido simultaneamente por todos os municípios do país. “O plano dá o rumo da educação do município para os próximos dez anos”, reforça a secretária de Educação de Passos Maia, Geni Mantovani. “O próximo passo agora é começar a analisar as metas e estabelecer os prazos para colocar em prática cada uma. Também já estamos pensando em dinamizar o Conselho Municipal de Educação, com reuniões periódicas. O plano vai ser o norte de todas as atividades da Secretaria de agora em diante. A gente aproveita para agradecer a todos que contribuíram. Foi um trabalho realmente participativo” completou a secretária.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia