Competição vai reunir em quatro etapas 5 mil alunos-atletas de todas as escolas do município
Com o objetivo de integrar as redes de ensino de Xanxerê e também revelar novos atletas, a Secretaria Municipal de Esportes realiza até sexta-feira (12) a 2ª edição dos Jogos Escolares de Xanxerê (JEX).
No ano passado, na primeira edição, houve a participação de 4.600 alunos de todas as escolas do município. Para este ano a previsão é de 5 mil atletas nas modalidades de futsal, handebol, basquete, tênis de mesa, xadrez e atletismo. Todas elas estão sendo disputadas nas categorias masculinas e femininas.
O secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Valter Dela Piccolla, ressaltou que as disputas são realizadas por faixas etárias.
“São quatro etapas dos jogos ao longo do ano. São alunos-atletas de 6 a 17 anos, que representam as redes municipal, estadual e particular de ensino”, destacou.
O JEX esta criando uma cultura nova nas escolas, onde elas preparam seus alunos para a competição. Durante as aulas de educação física, os professores organizam os alunos, nas modalidades que eles desejam participar, e iniciam os treinamentos, tanto teórico como físico. “Isso cria uma expectativa positiva nos alunos, que aguardam o início dos jogos. O esporte, além de ser objeto de integração, também é importante para disciplina dos alunos”, afirma Dela Piccolla.
As competições estão sendo realizadas no ginásio do Colégio Costa e Silva e no Estádio Municipal Josué Anoni.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê