You are currently viewing Agricultura retoma serviços de melhoria nas estradas

Agricultura retoma serviços de melhoria nas estradas

A Prefeitura de Xanxerê através da Secretaria de Agricultura, contratou uma empresa que irá fornecer seis caminhões para agilizar a execução dos trabalhos de recuperação nas estradas do interior.

Depois da paralisação dos trabalhos nas estradas do interior, para dar prioridade ao trabalho de limpeza dos locais atingidos pelo tornado, nesta semana foram reiniciadas as atividades. O município tem mais de 700 km de estradas do interior, desse total mais de 100 km receberam melhorias, que iniciaram em janeiro. O trabalho já foi realizado nas linhas Rodrigues, Perau das Flores, Costa do Irani, Cambuizal, Salete e Invernadinha. Agora as máquinas se encontram nas comunidades de Bom Jardim e Linha Baliza.

A execução contempla a abertura de vias (onde existe a possibilidade), sendo que em muitos locais foram feitas tubulações. A demanda é para atender reivindicações de moradores que reclamavam da água que ficava acumulada, acelerando a deterioração da estrada. Outra prioridade da secretaria é a qualidade na colocação de cascalho.

“Estamos colocando bastante cascalho. Em locais muito úmidos e com aclives, colocamos mais cascalho, com uma compactação de qualidade. O nosso objetivo é fazer um trabalho que dure muito tempo”, explica o secretário de Agricultura Fábio Luiz Pompermaier.

A grande dificuldade enfrentada é a logística para buscar e levar o cascalho. A Garagem da Prefeitura conta atualmente com apenas três caminhões, o que torna o serviço mais demorado em vias que necessitam de mais cascalho.

“Até os caminhões buscarem as pedras, que normalmente ficam longe dos locais onde estamos trabalhando, as máquinas ficam paradas”, destaca Pompermaier.

Para resolver este problema, a prefeitura fez uma licitação para a contratação de seis caminhões, através de terceirização, de 100 mil quilômetros.

“Em dez dias os caminhões começam a auxiliar os nossos profissionais da Garagem. Isso vai agilizar o trabalho, até mesmo porque deveremos ter um inverno muito chuvoso” finaliza.

Apesar do atraso, provocado pelo tornado, a Secretaria mantêm o cronograma de execução até dezembro. 

Ciro Bohn – Ascom Xanxerê