You are currently viewing 1ª Conferência Municipal dos Idosos de Abelardo Luz reúne 250 pessoas

1ª Conferência Municipal dos Idosos de Abelardo Luz reúne 250 pessoas

Cerca de 250 idosos prestigiaram a 1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, na quarta-feira (15), no Centro Comunitário do bairro Santa Luzia. O encontro foi uma promoção da Prefeitura de Abelardo luz e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI). Várias autoridades prestigiaram o evento e destacaram a importância de através da participação buscar a garantia dos direitos da pessoa Idosa.

A conferência é um fórum municipal de debates sobre políticas do idoso sob o tem o tema "Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades". A conferencista do evento foi a Assistente Social, Iraci de Andrade, Mestre e Doutora em Serviço Social.

Foram eleitos delegados que vão participar da Conferência Estadual em Florianópolis e as propostas de ações e políticas a serem apresentadas ao Município, Estado e União. Todas as propostas foram organizadas em três eixos: Gestão (programas, projetos e ações), financiamento (fundo do idoso e orçamento público) e participação (política e no controle social).

Prestigiaram a conferência o Prefeito de Abelardo Luz, Dilmar Fantinelli; o presidente da Câmara de Vereadores, Otílio da Câmara; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Iracema Grepan; o secretário de Assistência Social, Vilmar Baumgratz; o secretário de Administração, Sérgio Muniz; o secretário de Gestão e Finanças, Fabrício Antunes; o chefe de Gabinete, Vanderlei Guimarães e os vereadores Aldroaldo Machado, Antônio de Medeiros e Isabel de Andrade.

O encontro é um momento para os idosos discutirem as políticas públicas e propor novas ações para o fortalecimento da rede de proteção ao idoso, e de conferir e avaliar o que está sendo realizado. O secretário de Assistência Social, Vilmar Baumgratz, lembra a importância dos idosos participarem da conferência. "É através da discussão democrática que conseguimos alavancar a qualidade de nossos serviços e políticas públicas. Somente com a participação dos próprios beneficiados é possível melhorar nossos atendimentos", destaca.

Luciane Bosenbecker – Ascom Abelardo Luz