You are currently viewing Produtores Rurais de Vargeão participam de reunião para construção de Cisternas

Produtores Rurais de Vargeão participam de reunião para construção de Cisternas

Quinze empresários rurais de Vargeão participaram nesta segunda-feira (23) de uma reunião explicativa sobre a instalação de cisternas para captação e tratamento da água das chuvas nas propriedades rurais do município, afim de, evitar a falta de água que compromete a produção rural em períodos de seca.

Equipes da Epagri, Secretaria Municipal de Agricultura e Defesa Civil Municipal estiveram repassando as informações aos agricultores que comemoraram a iniciativa como forma de garantia de produção, qualidade e geração de renda nas propriedades rurais.

As cisternas terão um custo unitário de R$ 28.900,00. O valor será subsidiado pelo Governo do Estado e a porcentagem de abono será determinada pela forma de pagamento escolhida pelo agricultor. O prazo para pagamento é de até cinco anos, com parcelas anuais. Se a opção escolhida for adiantar o pagamento, de forma integral já na primeira parcela, no final do primeiro ano, será concedido um desconto de 50% no valor contratado.

Caso o produtor quitar o débito no segundo ano, receberá 40% de desconto; seguido de 30% ao final do terceiro ano e de 20% no final do quarto ano. Caso a opção seja efetuar o pagamento no prazo máximo de cinco anos, o produtor pagará o valor integral do bem contratado.

A Epagri juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura de Vargeão, será a responsável pela vistoria das obras, a fim de comprovar a aplicação correta do crédito, com a elaboração e entrega de laudo à Secretaria de Estado.

Exigências para acesso ao Programa

Podem ser beneficiados agricultores familiares com atividades avícolas e suinícolas, com domicílio em municípios que tenham decretado situação de emergência ou calamidade pública em virtude das estiagens ocorridas nos últimos anos no Estado. Outra exigência para ter acesso é não possuir débitos junto aos Programas da Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca. Além disso, só será permitido o acesso uma única vez, inclusive para casos em que o produtor tenha mais de uma propriedade, mesmo sendo em municípios diferentes.

Os procedimentos necessários para adesão são; apresentar previamente a documentação necessária e realizar o cadastro via sistema, com CPF e inscrição no cadastro de produtores agropecuários da Secretaria de Estado da Fazenda (Bloco de notas); estar em dia com o Fundo Estadual e Municipal de Desenvolvimento Rural, Fundo de Terras e com os demais Programas executados pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão