Xaxim: Governo Municipal lançará Projeto "Semeando o Futuro"

Oportunizar novas experiências e conhecimentos para as mulheres xaxinenses. Com este objetivo, o Governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação lançará o projeto "Semeando o Futuro". A iniciativa visa proporcionar conhecimento para mais de 500 mulheres, através de cursos e capacitações gratuitas. O lançamento faz parte das comemorações alusivas aos 61 anos do município e ocorre nesta sexta-feira (13), no auditório da Câmara de Vereadores, às 10h30.

A iniciativa contará com 31 turmas, até o final de 2016. A meta da capacitação é contribuir para a formação cidadã, autoestima e inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade. "Os cursos também visam promover a autonomia econômica das participantes, contribuindo na geração de empregos e o aumento da renda das famílias", explana o Secretário da Assistência Social, Uilian Cavalheiro.  

Os cursos que serão oferecidos são: Formação cidadã sobre mulher x trabalho; Estímulos e práticas esportivas; Empreendedorismo; Costura Industrial; Construção civil; Quintais produtivos agroecológicos; e Produção de design de embalagens para produtos alimentícios da agricultura familiar, além de palestras e seminários. As mulheres interessadas em participar, podem se inscrever na Secretaria de Assistência Social e Departamento da Mulher, telefone (49) 3353 – 5258.

O Projeto "Semeando o Futuro" foi elaborado pelo Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Departamento da Mulher e o Departamento de Captação de Recursos, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A iniciativa recebeu do Governo Federal (através da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres), o valor de R$ 503.241,33 e mais R$11.760,00 de contrapartida do município.

Por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e Departamento da Mulher,  serão identificadas candidatas em situação de vulnerabilidade social e econômica residentes em comunidades carentes e serão priorizadas aquelas oriundas de famílias cadastradas nos Programas da Bolsa Família e/ou inscritas no SINE e vítimas de violências, atendidas nas redes de serviço social. As inscrições das participantes serão realizadas na Secretaria de Assistência Social onde ocorrerá a seleção, conforme os aspectos de grau de vulnerabilidade social e econômica.

Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim