Público masculino terá palestra especial sobre Novembro Azul em Ponte Serrada

Depois do Outubro Rosa, vez é de orientar homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata

Dedicado ao público feminino, o Outubro Rosa orientou mulheres de todo o mundo sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero. Agora é a vez dos homens. A programação do Novembro Azul, movimento que pretende reforçar ao público masculino o valor da prevenção do câncer de próstata, terá uma palestra especial sobre o tema em Ponte Serrada.

A Secretaria de Saúde do município vai realizar na segunda-feira, dia 10, a partir das 19 horas, uma palestra de orientação e motivação no Centro dos Idosos. O convite é reforçado pela enfermeira Édina Gugel da Silva. "Que os homens compareçam, façam a prevenção. O câncer de próstata está aí. É uma doença grave, que se não for detectada precocemente, tem grandes chances de levar a óbito".

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 68,8 mil casos novos de câncer de próstata devem ser detectados em 2014. O tumor é o segundo que mais atinge os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

A importância do diagnóstico precoce é reforçada pelos dados da Sociedade Brasileira de Urologia. Segundo o órgão, depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. "Por isso é importante o exame regular", reforça a enfermeira.

Édina informa que a partir de segunda-feira, dia 10, até o dia 14 de novembro, os quatro Postos de Saúde do município vão priorizar o atendimento aos homens durante todas as manhãs. Quem tem mais de 40 anos deve procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar a consulta médica, onde serão requisitados os exames preventivos.

PRINCIPAIS QUESTIONAMENTOS

Quais são os exames para detectar a doença?

Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, complementares para o diagnóstico, com periodicidade anual.

Por que não posso só fazer o exame de sangue?

Porque cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares.

Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?

  • Idade (62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
  • Histórico familiar
  • Raça (maior incidência entre os negros)
  • Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos
  • Sedentarismo
  • Obesidade

É possível prevenir?

Evitar a doença, não. Mas é possível diagnosticá-la precocemente, quando as chances de cura são de cerca de 90%.

Quais são os sintomas?

Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Por isso a importância dos exames. Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode sentir vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal e dores fortes.

Quais são as opções de tratamento?

De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é o tratamento padrão. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada