You are currently viewing Xaxim intensifica combate ao mosquito da dengue

Xaxim intensifica combate ao mosquito da dengue

 Inspeções serão feitas em aproximadamente 250 imóveis

A Prefeitura de Xaxim, através da Secretaria de Vigilância Sanitária e Epidemiológica iniciou nesta semana o trabalho de Levantamento de Índice Rápido – LIRA, de focos do mosquito Aedes Aegypti. Cerca de 250 imóveis serão vistoriados. As visitas domiciliares para a realização e levantamento dos dados estão sendo efetuadas conforme o oficio de nº203/GEZOO encaminhado pela Diretoria de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Santa Catarina.

Conforme o Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária do município, Mauro Pertuzzatti, serão efetuadas visitas em trinta quarteirões, imóveis domiciliares e terrenos baldios do município. As inspeções serão realizadas em caixas d'agua, ralos de banheiro, tanques, cisternas e demais recipientes que possam gerar o acúmulo de água parada onde geralmente são criados os mosquitos da dengue.

O levantamento tem como objetivo verificar em que situação se encontra o programa de prevenção contra a Dengue em Xaxim. Os dados do levantamento serão enviados para a Diretoria de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Santa Catarina e posteriormente para o Ministério da Saúde, em Brasília.

A Organização Mundial de Saúde estima que 50 a 100 milhões de pessoas sejam anualmente contaminadas em mais de 100 países, de todos os continentes, cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência do vírus Aedes Aegypti (Dengue).

Como evitar a contaminação

  •  Evite água parada da chuva;
  •  Não deixe pneus ou qualquer tipo de material com água parada a céu aberto;
  •  Faça limpeza nas calhas que apresentem a possibilidade de acumulação de água.

Febre do Chikungunya

De acordo com o Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de Xaxim, Mauro Pertuzzatti, outro problema que tem preocupado o município é a Febre do Chikungunya (Chikv), doença adquirida através de um vírus também do gênero Aedes, mosquito denominado Aedes Aldbopictus. Mauro destaca que o Brasil convive com este tipo de epidemias desde o anos de 1986, devido a circulação de diferentes sorotipos virais, DEN 1, DEN 2, DEN 3, DEN 4.

"Esta situação deve despertar a atenção de todos para o desenvolvimento competente e responsável das ações necessárias em todos os municípios do Brasil. Todos devemos estar atentos e trabalharmos unidos. A Administração Municipal está fazendo sua parte e precisamos que todos os munícipes assumam suas responsabilidades para o combate deste problema," declara Mauro Pertuzzatti.

Todo o trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Vigilância Sanitária em consonância com a recomendação das Organizações Panamericana de Saúde (Opas) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, DIVE/ SUV/ SES/SC.

Em Xaxim, os trabalhos de combate aos mosquitos causadores da dengue e da Febre do Chikungunya, estão sendo coordenados pela Secretária de Saúde Joseane Sampaio, juntamente com integrantes do programa da dengue e seus agentes de endemias: Adriane Barella, Silvana Veloso, Neivalda Giachini, Silvana Vega, Izabela Giordani, João Vilmar de Barros e Mauro Pertuzzatti.

Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim