You are currently viewing Programa Mais Leite amplia produção e renda de produtores do interior de Passos Maia

Programa Mais Leite amplia produção e renda de produtores do interior de Passos Maia

Iniciativa da administração municipal vem sendo desenvolvida com sucesso há mais de um ano

As famílias do interior do município de Passos Maia ganharam há mais de um ano bons motivos para aumentar a produção leiteira e consequentemente impulsionar a renda. O programa Mais Leite é realidade consolidada. A iniciativa da administração para estimular o crescimento da atividade leiteira deu novo gás ao ramo e impulsionou o setor, com famílias aumentando a produção em mais de 50% após o ingresso no projeto.

Voltado a agricultores assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), o Mais Leite é desenvolvido em duas etapas. A primeira se resume a um levantamento dos produtores aptos a participarem, com reuniões comunitárias, diagnóstico das propriedades e serviços de melhoria nas terras para a futura produção.

Após o primeiro estágio, a etapa seguinte é baseada na subdivisão das áreas de pastagem, com adubação e manutenção dos terrenos, fornecimento de água para os animais e sobressemeadura de espécies forrageiras de inverno. Além disso, o controle sanitário do rebanho, fornecimento de ração, a qualidade do leite e um acompanhamento técnico são assegurados a quem faz parte do projeto.

Mais de 130 famílias de 13 comunidades do interior do município já foram beneficiadas pelo Mais Leite. Os números expressivos na região do Assentamento Zumbi dos Palmares endossam o sucesso do projeto. Técnicos do programa realizaram um levantamento em agosto e registraram o aumento de 1,2 mil litros de leite ao dia em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os produtores contam com equipes técnicas formadas por profissionais das Secretarias de Agricultura e Cidadania e Reforma Agrária de Passos Maia, além da Coplavale, Valcredi e Epagri. O projeto tem como fontes financeiras recursos oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) e outros programas que hoje podem ser aderidos para fomentar a atividade.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia