Ponte Serrada: Repasse de R$ 110 mil aos acadêmicos só ocorrerá depois do período eleitoral

Administração municipal de Ponte Serrada só poderá conceder o auxílio para o transporte dos universitários após as eleições

"As eleições acabam interferindo diretamente nas ações da administração municipal". A frase do prefeito Eduardo Coppini (Duda) reflete o período minucioso enfrentado pelos municípios por causa do período eleitoral. "São recursos que estão disponíveis, mas não podemos fazer uso, não entram nos cofres públicos municipais em razão do que prevê a lei eleitoral, proibindo esses repasses durante o período de eleições", completa.

Entre os recursos ociosos por força da lei, estão R$ 110 mil já assegurados para o custeio do transporte de estudantes universitários e cursos técnicos. Aprovado recentemente pela Câmara de Vereadores, o repasse só poderá ser feito após as eleições. "É justamente nessa linha que muitos defendem a unificação das datas de eleições para que se possa, durante os quatro anos de administração, trabalhar normalmente sem interferências dessa natureza", diz Duda.

O dinheiro será destinado pelo poder público à Associação de Acadêmicos de Ponte Serrada (AAPS) e à Associação do Ensino Médio de Curso Técnico em Agropecuária de Ponte Serrada (AEMTAPS), sendo dividido proporcionalmente entre os alunos. As associações beneficiadas deverão prestar contas da aplicação do auxílio recebido até 30 dias depois do repasse, caso contrário, a associação será notificada para a devolução do recurso e considerada em débito com o município.

De acordo com o projeto, "o município poderá exigir como contrapartida a participação das associações beneficiadas na prestação de serviços à comunidade, mediante plano de trabalho conjunto, preferencialmente nas áreas de ação social, turismo, educação, saúde, meio ambiente e/ou eventos oficiais realizados pelo município, cuja especificação e controle dar-se-ão em termo próprio", diz o artigo segundo do texto.

"Pedimos a compreensão de todos os acadêmicos e aqueles que fazem cursos técnicos para que aguardem. Tão logo liberados pela lei eleitoral, nós estaremos fazendo os repasses para que esses recursos sejam rateados entre todos os estudantes beneficiados", assegura o prefeito.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada