You are currently viewing Xaxim: Departamento de Trânsito promove blitz educativa para conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas

Xaxim: Departamento de Trânsito promove blitz educativa para conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas

O Departamento de Trânsito realiza desde o início do ano inúmeras ações para promover a conscientização no trânsito e estimular medidas de orientações para pedestres e motoristas. Na tarde desta quarta-feira (27), foi o momento de orientar pedestres, motoristas e ciclistas.

A blitz educativa ocorreu na Avenida Plínio Arlindo de Nês, das 16h30 às 17h30 e contou com o apoio dos Policiais Militares. Na oportunidade, o Diretor de Trânsito Daniel Toniazzo explicou sobre as ações do projeto "Eu sou legal no Trânsito". Daniel orientou principalmente ciclistas e pedestres, já que neste mês é comemorada a data dos dois.

Para os pedestres foi orientado sobre a importância de atravessar a rua na faixa de segurança, e entregue o panfleto "De uma mão para vida", com  os cuidados para atravessar sem  semáforo. Entre as orientações estiveram: pare próximo do meio fio antes de iniciar a travessia na faixa de pedestres; sinalize com o braço esticado e mão espalmada, sua intenção de atravessar; e olhe nos olhos do motorista, nos dois sentidos e tenha a certeza que ele está e vendo.

Os ciclistas e pedestres receberam explanações sobre as vantagens de usar bicicleta como forma de locomoção mais sustentável. Conforme a ação "Pedala Xaxim: pare, pense e evolua",  entre os benefícios da bicicleta estão os resultados físicos visíveis, saúde e longevidade, redução do estresse, aumento da produtividade no trabalho, redução da criminalidade, e qualidade de vida.

Conforme o Diretor Daniel, "andar de bicicleta já é um hábito comum em países desenvolvido. Vários estudos apontam pontos positivos quando comparamos a veículos automotores. Vamos continuar o processo de incentivo ao uso da bicicleta. Também queremos mudança nas atitudes dos pedestres e motoristas, sempre priorizando o respeito, o cuidado e a segurança para um trânsito melhor", destaca Daniel.

Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim