De 26 a 31 de maio Chapecó recebeu a 10ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).
Xanxerê participou das competições com 12 equipes, nas modalidades de atletismo, bocha, tênis de mesa, futsal, natação e goalball.
Os atletas xanxerenses conquistaram nove medalhas de ouro, sete medalhas de prata, seis de bronze e três troféus.
Na modalidade de atletismo, provas de arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento do dardo, Rafael Gavaço e Emerson Ribeiro de Paula conquistaram três medalhas de ouro cada.
Na natação o atleta Ivonei Borges recebeu mais três medalhas de ouro, nas provas de 50 metros costas, 50 metros livres e 100 metros livres.
As medalhas de prata, na modalidade de atletismo, ficaram com Roseli da Silva, na prova de lançamento de disco; Junior Matiello, (duas medalhas) na prova de 100 metros e 400 metros; Francisco de Assis Pagotto, no lançamento de disco; Jucinei Luiz Bello, no salto em distância.
Nas modalidades de bocha cadeirante masculino e goalball masculino Xanxerê conquistou mais duas medalhas de prata.
As medalhas de bronze, na modalidade de atletismo foram para Edna Aparecida Mann, na prova de lançamento de disco; Roseli da Silva, no lançamento de dardo; Junior Matiello na prova de 200 metros; Junior Cezar Pagnussat (duas medalhas) na prova de arremesso de peso e lançamento de dardo. A equipe de bocha DI (deficiência intelectual) masculino também conquistou uma medalha de bronze.
As equipes de bocha cadeirante e goalball masculino foram vice-campeãs.
A equipe de bocha DI (deficiência intelectual) masculino ficou em terceiro lugar, bocha DF (deficiência física) andante masculino em quarto lugar, e o futsal surdo masculino conquistou o quinto lugar nas competições.
Os atletas trazem para Xanxerê um excelente resultado, superior ao ano passado, quando os atletas receberam 20 medalhas e dois troféus. Os organizadores parabenizam aos participantes e a todos que contribuíram para o bom desempenho nas competições.
A preparação das equipes foi realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), Fraternidade Crista de Doentes e Deficientes de Xanxerê (FCDX) e da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e Visuais de Xanxerê (APADAVIX). Durante o evento a Farmácia Santa Clara também foi parceira.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê