You are currently viewing Ouro Verde produz em média 50 tolenadas de lixo por mês

Ouro Verde produz em média 50 tolenadas de lixo por mês

Com cerca de 2,5 mil habitantes, Ouro Verde produz, em média, aproximadamente 50 toneladas de lixo por mês. O dado ainda é preliminar e foi divulgado, na primeira Audiência Pública de apresentação do diagnóstico ambiental do município, pela empresa Cerne Ambiental, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS).

A apresentação ocorreu nesta segunda-feira (26), no auditório da Câmara de Vereadores, com a participação de membros do Comitê Gestor Local, do Poder Executivo, do Poder Legislativo e representantes da sociedade civil. Na ocasião foram apresentados também dados específicos sobre os tipos e quantidade de lixo gerado pela população, com base em informações levantadas por meio de uma mostra coletada durante uma semana em 15 residências.

De acordo com a bióloga e consultora técnica, Samara Cristina Mazon, hoje o lixo orgânico representa a maior parte do lixo produzido pela população local. "O município é pequeno e ainda não se tem um dado exato de todo o lixo gerado, mas acredito que deve girar em torno de 50 toneladas por mês, que é a média da maioria dos municípios menores, isso misturando lixo orgânico com o reciclável", afirmou.

COLETA SELETIVA

A engenheira agrônoma e membra do Comitê Gestor Local do PMGIRS , Léa Marques, explica que todos os municípios terão que concluir o plano até final deste ano e a partir de 2015 poderão captar recursos federais para implantação mais efetiva do sistema de Coleta Seletiva e dar o destino ecologicamente correto aos resíduos sólidos.

"Essa foi apenas a primeira de uma série de audiências públicas que serão realizadas para discutir o gerenciamento dos resíduos sólidos no município. O encaminhamento que saiu hoje é de que iremos copiar o exemplo de Xanxerê que usa bolsas de ráfia para fazer a coleta do lixo reciclável, além de iniciarmos a mobilização para conscientização junto às escolas, empresas e na sociedade civil", enfatiza. 

PRÓXIMA AUDIÊNCIA

A próxima audiência pública deve acontecer em julho quando também será tratada sobre a Gestão Associada, que vai definir de que forma será feito a gestão do lixo a partir de ações que poderão ser compartilhadas entre os municípios da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI).

O Plano é uma das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela lei 12.305/2010 e todos os municípios da região da AMAI estão com o Plano em processo de desenvolvimento. As atividades de cada plano podem ser acompanhadas por meio do site http://www.pmgirsamai.com.br/.

AgLinkPress Comunicação – Ascom Ouro Verde