A Secretaria de Saúde, cumprindo determinação do Ministério da Saúde, prorrogou o prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A H1N1 (Gripe), até o dia 30 de maio. Xaxim já superou a meta, com 95% de pessoas do público alvo. A vacina continuará disponível nas salas de vacinação das Unidades de Saúde do Bairro Alvorada e na Secretaria de Saúde, anexo à Estratégia Saúde da Família (ESF) Central.
O motivo da prorrogação foi para os municípios que ainda não atingiram a meta, e também porque no país a vacinação está baixa. Mesmo atingindo a meta, Xaxim continua com a campanha. Segundo a Coordenadora do Setor de Imunização, Renata Rodrigues Bianchi até esta segunda-feira (12), já foram vacinadas 5.093 pessoas. Os integrantes do grupo prioritário devem levar cartão SUS e carteira de vacinação. O período de atendimento das salas de vacina é das 7h40 às 11h20 e das 13h às 16h50.
Mesmo satisfeita com a campanha, a Secretária de Saúde, Joseane Sampaio, alerta que podem receber a vacina: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da área da saúde; indígenas; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); e as gestantes; puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto).
Também recebem a vacina grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis – portadores de doenças respiratórias crônicas, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, obesos, imunossupressão e transplantados e outras condições clínicas especiais; Pessoas privadas de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Para os integrantes do grupo de doenças crônicas é necessário trazer também atestado médico que comprove a doença.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim