Ponte Serrada deve ser beneficiada pelo Programa Mais Médicos

Município aguarda a chegada de até dois profissionais até o mês de março

A chegada de até dois novos profissionais da área médica é aguardada pelo município de Ponte Serrada para o mês de março. A informação foi repassada nesta semana por meio do gabinete do deputado federal Décio Lima (PT). O município se inscreveu no programa ainda em julho do ano passado.

O prefeito Eduardo Coppini (Duda) comemorou a notícia, já que dos seis médicos presentes hoje no quadro do município, dois devem deixar a função em breve. Para Duda, a iminente chegada dos novos profissionais favorecerá o atendimento à população, mantendo ao menos o mesmo número no quadro.

Na época em que houve a inscrição no programa, o município fez o pedido de quatro médicos, mas dificilmente conseguirá isso. A possibilidade é de que o programa repasse até dois profissionais de nacionalidades cubana, argentina ou até mesmo brasileira.

O Programa Mais Médicos faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

A iniciativa do governo federal prevê uma contrapartida dos municípios. Com isso, a administração municipal de Ponte Serrada deverá custear as despesas com alimentação, moradia e transporte dos profissionais. Já o governo federal será responsável pelo pagamento dos salários.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada