You are currently viewing Município de Vargeão forma primeira turma do curso de inseminadores artificiais

Município de Vargeão forma primeira turma do curso de inseminadores artificiais

Uma semente plantada em 2013 começa a dar os primeiros frutos em Vargeão. Formaram-se nesta semana a primeira turma de alunos do curso de inseminadores artificiais em bovinos, curso ministrado pelos instrutores Eduardo Alexandre Fey – Médico Veterinário da empresa Semex e pelo Técnico Agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura de Vargeão Vitor da Silva Lése.

O curso foi realizado na sede da Associação Clube da Bezerra, inaugurado em novembro de 2013, espaço que foi cedido pelo Governo Municipal à Associação, para o desenvolvimento de diversas atividades a exemplo deste curso de inseminação artificial em bovinos.

Segundo a equipe de instrutores, a ideia é manter o curso e formar novas turmas mensalmente e abrir as portas para interessados de outros municípios que tenham interesse em participar.

De acordo com o Prefeito Amarildo Paglia, a intenção do Governo Municipal é preparar os agricultores para que eles mesmos tenham o conhecimento e a prática de poder estar inseminando seu rebanho leiteiro. Para isso, em conversa com os responsáveis pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, o Prefeito Amarildo foi informado que Vargeão será contemplado com vários botijões para inseminação que serão doados pelo governo estadual.

O objetivo do Governo Municipal é criar grupos de famílias e entregar estes botijões em comodato, em busca de agilidade nos serviços já que o material estará mais próximo do produtor. Por sua vez, a Secretaria municipal de Agricultura será responsável por todo acompanhamento técnico e reposição de material para o devido andamento do serviço.

Mais informações poderão ser obtidas com o Técnico da Secretaria Municipal de Agricultura de Vargeão Vitor da Silva Lése pelo telefone (49) 3434-0148 ou diretamente na Secretaria Municipal da Agricultura  anexo ao prédio da Prefeitura de Vargeão.

Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão