You are currently viewing Equipe técnica inicia segunda etapa do Programa Mais Leite em Passos Maia

Equipe técnica inicia segunda etapa do Programa Mais Leite em Passos Maia

Trabalho de subdivisão das áreas de pastagem começou a ser realizado nesta semana

Tirar da propriedade o máximo de proveito é objetivo da segunda etapa do Programa Mais Leite, que começou a ser desenvolvido em Passos Maia há poucos meses. Uma equipe técnica das Secretarias de Agricultura e Reforma Agrária iniciou nesta semana o processo de subdivisão das áreas de pastagem, popularmente conhecido como piqueteamento.

O engenheiro agrônomo Jair Paulo Bosetti disse que o procedimento é a forma ideal para gerenciar o pasto consumido pelo gado. Segundo ele, os animais são soltos um dia em cada piquete, fazendo um rodizio cronológico de toda a área subdividida. A técnica faz com que a pastagem dos piquetes possa se recuperar no tempo em que o gado vai sendo solto um dia em cada área.

Para realizar o trabalho, Jair leva na propriedade um mapa já previamente elaborado por meio de um software de computador. Com isso, o engenheiro chega ao local e já começa a fazer as demarcações. "Em poucas horas a gente faz tudo", diz ele, que utiliza uma trena métrica de auxílio e pequenas estacas para depois receberem a passagem dos fios de arame.

O trabalho deve ser repetido em todas as 120 propriedades que já fazem parte do Mais Leite. O programa foi lançado no final de junho deste ano pela administração municipal, e é voltado para o desenvolvimento da cadeia produtiva de leite nos assentamentos rurais, estimulando a produção e incrementando a renda das famílias que habitam o interior do município.

Todas as ações são desenvolvidas por uma equipe de seis técnicos, sendo três da Prefeitura, um da Epagri e dois da Cooplavale. Cada técnico é responsável por um grupo de agricultores. O projeto tem como fontes financeiras recursos oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) e outros programas disponíveis.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia