Xanxerê busca formar cooperativa de catadores

A coleta seletiva é obrigatória e deve estar implantada em todos os municípios brasileiros até o final de 2014.

A municipalidade tem a obrigação de entregar o material coletado para associações e cooperativas, não sendo possível entregar o material para particulares.

Dessa forma, visando auxiliar aos catadores que se organizem para poderem receber o material coletado no município, a Prefeitura, Unochapecó, Unoesc, e entidades estão convidando todos os catadores para que participem de uma reunião visando esclarecimentos e ouvir os interessados para buscar a formação de uma cooperativa de catadores.

A reunião será realizada nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, às 18 horas, no auditório da Prefeitura Municipal de Xanxerê.

Nesta oportunidade será explanado o que é uma cooperativa, as obrigações e direitos de seus cooperados e um levantamento prévio dos interessados na formação da cooperativa. 

Em Xanxerê o projeto piloto da Coleta Seletiva iniciou nos bairros Vista Alegre, São Romero, Bela Vista, Monte Castelo, Sufiatti e Santo Dias, sendo que os moradores receberam sacos de ráfia para depositar os materiais recicláveis,  papel, plásticos, metal e vidros, que são recolhidos nas terças-feiras, pelo caminhão da coleta a partir das 8 horas.

Hanna Dohl – Ascom Xanxerê