You are currently viewing Xanxerê: Moradores colaboram com a coleta seletiva

Xanxerê: Moradores colaboram com a coleta seletiva

A conscientização dos xanxerenses começa a mostrar resultados com a Coleta Seletiva. Os moradores dos bairros Vista Alegre, São Romero, Bela Vista, Monte Castelo, Sufiatti e Santo Dias, demonstram sua satisfação em contribuir com a Coleta sabendo a importância que tem essa ação para o meio ambiente.

Nas terças-feiras quem passa pelas ruas da chamada Região I, que contempla esses seis bairros do município, vê os materiais separados dentro das embalagens da coleta em frente às casas, escolas e estabelecimentos, e a equipe responsável recolhendo o material e devolvendo aos moradores o saco de ráfia, para que já separem o material para a próxima semana.

É importante lembrar que as famílias guardem o material reciclável nos sacos identificados da coleta, sendo o vidro, plásticos, metal e papeis separados do lixo orgânico e dos rejeitos.

A Prefeitura de Xanxerê se preocupou em conscientizar as pessoas para a importância de cada um nesse processo de implantação da Coleta Seletiva. Dessa forma, a da Secretaria de Políticas Ambientais realizou o trabalho de conscientização, com o apoio de entidades do município, com entrega de materiais explicativos além de orientações.

Essa ação vai refletir positivamente nos números mundiais, pois os materiais recicláveis representam 70% do volume de lixo produzido numa cidade.

A reciclagem retira do meio ambiente uma série de materiais que levariam muito tempo para se decompor, como plástico que leva 450 anos, latas de alumínio 200 anos, ou o vidro que chega a um milhão de anos.

Além disso, ao ser reaproveitado, o lixo reciclável economiza recursos naturais, sendo que uma tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores, 75% de energia elétrica e diminui a poluição do ar 74% menos do que se fosse produzir a mesma quantidade de papel, com matéria-prima virgem.

Hanna Dohl – Ascom Xanxerê