Com a criação da Lei Complementar nº 3555/2013 de 14/08/2013, que institui o Programa de Aceleração do Desenvolvimento Econômico de Xanxerê (PADEX), empresários já mostram interesse em investir no município.
Esse é o caso de Márcio Vaccaro, proprietário da Empresa Rafitec, que está instalada hoje no município de Xaxim e conta com cerca de mil funcionários, que em razão da Lei acima referida, decidiu expandir suas atividades em Xanxerê.
Nesta quarta-feira (09) o secretário de desenvolvimento econômico, Neimar Brusamarello, juntamente com o chefe de gabinete Aldo Brandalise e o diretor do desenvolvimento agropecuário Fabio Pompermaier, receberam o empresário Márcio Vaccaro que protocolou na Prefeitura Municipal o projeto de incentivo para se habilitar ao PADEX para a instalação da empresa em Xanxerê.
Segundo o secretário, as obras de terraplenagem na área onde será instalada a empresa já estão em estágio bastante avançado e a previsão é que em março de 2014 a empresa já inicie suas atividades no município.
O PADEX foi criado com o objetivo de atrair investimentos do setor privado para instalação ou ampliação de estabelecimentos empresariais, como forma de fomentar a economia local, mediante concessão de benefício fiscal especial, consistente na restituição do valor nominal do investimento feito, através da devolução de 50% da receita proveniente do repasse constitucional mensal do ICMS que for gerada pelo novo empreendimento.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico se coloca à disposição para auxiliar no desenvolvimento do projeto junto com o empreendedor e passar as orientações necessárias. "Empresários do município e da região tem se manifestado favoravelmente, e acreditamos que isso vai ser um marco no município de Xanxerê e para a região, e em especial para a população, pois vai gerar mais empregos e mais renda", afirma Neimar Brusamarello.
Hanna Dohl – Ascom Xanxerê