You are currently viewing Curso de empreendedorismo rural é iniciado em Passos Maia

Curso de empreendedorismo rural é iniciado em Passos Maia

Produtores e agricultores terão 17 encontros até o final do ano, quando implantarão projeto na propriedade

Aprender a gerenciar melhor o próprio negócio, manejando de forma adequada a terra para obter dela o máximo de produtividade são bases a serem trabalhadas no curso de empreendedorismo rural, iniciado nesta quarta-feira, dia 14, em Passos Maia. Ao todo, 30 alunos participarão de 17 encontros até novembro.

Ministrado pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Lorival Zanluchi, o curso pretende levar aos agricultores e produtores do município aspectos técnicos importantes para o gerenciamento das propriedades. Lorival explica que nas aulas eles vão aprender mais sobre como fazer diagnósticos, estudos de viabilidade econômica e desenvolver projetos.

Com atividades teóricas e práticas, o curso exigirá dos alunos a elaboração de um projeto para ser executado na própria propriedade. "O objeto de estudo é a propriedade rural. O tema é atrativo para o aluno porque, além de estudar, ele aplica o conhecimento na propriedade rural", resume o instrutor.

Desenvolvido pelo Senar, o curso tem como parceiros as Secretarias de Agricultura, Cidadania e Reforma Agrária de Passos Maia, Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada e Coplavale. Além de Passos Maia, alguns produtores de Vargeão, que entregam leite à Coplavale, também estão participando.

O segundo encontro já está marcado para a próxima terça-feira, dia 20. No final das atividades, cada aluno implantará um projeto, sendo que o melhor será apresentado no Seminário Regional do Empreendedorismo Rural, previsto para o final de novembro, em Chapecó.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia